segunda-feira, 19 de maio de 2008

Entrevista AO VIVO em Mário Kértesz

Daqui à pouco às 12:15h, entrevista AO VIVO de Pedro Cordier, diretor de comunicação do MobTour, com Mário Kértesz. Na Metrópole FM, 101.3.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nokia: metade dos celulares deve ter GPS em 2 anos

Li a seguinte matéria:
E comecei a pensar sobre como novas tecnologias são agregadas ao telefone celular e passam fazer parte de nossas vidas sem nos darmos conta.

Inicialmente foi a possibilidade de comunicar-se em mobilidade. Vivi, por exemplo, uma situações de estar viajando de trem em outro país e poder falar com meu pai enquanto ele estava montando a cavalo no interior de Sergipe.

Essa facilidade de nos encontrarem a qualquer momento, traz uma grande redução na privacidade. Mais ainda com serviços do tipo, "Já estou disponivel" e "Te ligou". Por exemplo, imaginando que desligo o celular, pois não quero ser encontrado. Se eu ligar o cel apenas para fazer uma ligação e desligar, a pessoa que tentou me telefonar enquanto o mesmo cel estava desligado recebe a mensagem "Ja estou disponivel". E o pior, ela provavelmente imagina que eu receberei uma mensagem do tipo "Te ligou", ou seja, não tem desculpa.

Depois foram agregados despertador, agenda, camera, mp3 player e basta ter um dispositivo para ter todas estas funções na palma da mão.

E quando 50%, 70%, 100% dos celulares tiverem GPS? Eu achava GPS algo sensacional, quando estava no barco de um tio e era possível ter nossa precisa localização. Em breve este localizador estará nos bolsos de forma massissa! Isso traz benefícios e problemas. Ao mesmo tempo que será possível saber onde estão os filhos adolescentes, pode ser que esposas ciumentas forcem seus pobres maridos a compartilharem suas localizações. Por outro lado será mais fácil encontrar pessoas perdidas. Além disso o mercado publicitário poderá te enviar mensagens de acordo com sua localização. Por exemplo, mandar mensagens de uma cerveja geladinha para as pessoas que estão na praia às 14 horas do sábado.

Perguntas:

- Você compartilharia sua localização com namorada(o) ou seu chefe ou mercado publicitário?

- Você acha útil sistema de navegação em aparelhos celular, seja para quando estamos andando ou mesmo enquanro dirigimos?

- De que forma a localização poderia ser utilizada?