sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mobile marketing cresce 45,92% em 2008

Segundo dados do estudo ‘Internet Pop’, realizado pelo Ibope em dezembro do ano passado, o mobile marketing teve um crescimento de 45,92% no último ano e que o Brasil já possui 43,1 milhões de pessoas conectadas à internet. Deste total, 20,4 milhões (ou 83,1%) têm acesso à banda larga.

A classe C já responde por 40% do acesso à internet; as classes A/B por 49% e as classes D/E por 11%. Em 2007, eram 37% da classe C e 13% das classes D/E, enquanto as classes A/B correspondiam por 50%. De acordo com Castro, o investimento publicitário em 2008 para internet foi de R$ 748 milhões e a internet foi a mídia que mais cresceu: 46,94%, seguida pela TV paga (29,59%) e rádio (21,84%). Porém, a internet ficou com apenas 3,45% de participação na receita publicitária.

Em relação ao celular, o Brasil possui 150,64 milhões de linhas ativas e, de acordo com o TCI Domicílios, 80% dos usuários recebem entre cinco e 10 salários mínimos e 80% têm idade entre 16 e 34 anos. “Nós temos 150 milhões de linhas ativas, mas não temos audiência”, declarou Abel Reis, COO e presidente da AgênciaClick e presidente do recém-lançado Comitê de Mobile Marketing do IAB.

Reis explicou que este comitê tem como objetivo:
  • Divulgar as ofertas do mercado;
  • Apontar a evolução da audiência do mobile marketing;
  • Divulgar os resultados de ações e pesquisas.

Suas atividades resumem-se em três tarefas:

  • Alinhar a agenda educativa para o mercado por meio de uma parceria entre IAB e MMA (Mobile Marketing Association);
  • Ter um grupo de trabalho para cada ponto a ser discutido na agenda;
  • Divulgação de material e informações para o mercado.

Dos mais de 6 bilhões de habitantes do mundo, 63,32% possuem aparelho celular e 23,5% são usuários de internet, de acordo com Phonecount. No ano passado, o investimento em mobile marketing foi de US$ 2,7 bilhões, sendo US$ 1 bilhão dos Estados Unidos, US$ 640 milhões do Japão e US$ 40 milhões da América Latina. Do total aplicado em mobile marketing, 80% foram destinados à SMS, mas a previsão é que em 2011 o número caia para 48%, pois outras ferramentas ganharão cada vez mais destaque.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Crime na internet: 1 U$ trilhão por ano

Um painel de especialistas reunido em Davos precificou o crime, na internet e em todas suas formas, em 2008: a conta, sendo paga por governos, iniciativa privada, terceiro setor e indivíduos, no munto inteiro, chegaria a um trilhão de dólares. Se dermos crédito a tal número, seria como ver mais que metade do PIB do brasil, para 2007 [US$1.845B, ppp, segundo the economist] sumindo pelos ralos do roubo na rede.

Porque se rouba tanto, na rede? relatório da idc, financiado pela emc e publicado em março de 2008, aponta que:
  1. O universo digital, em 2007, era 281 exabytes [1 exabyte ~ 10^18 bytes]; o universo digital é tudo que está por aí, em formato digital, de suas fotos no celular às transações de cartão de crédito, vídeos, cds…;

  2. O tamanho do universo digital em 2011 [~1.800 exabytes] será cerca de 10 vezes maior que em 2006;

  3. Em 2007, pela primeira vez, a quantidade de informação criada, gerada ou replicada excedeu a infraestrutura de armazenamento disponível;

  4. Em 2011, quase a metade de toda a informação digital será de curta duração, se extinguindo sem deixar rastro logo depois de ser gerada ou usada.

Se a economia e as pessoas se mudam pra rede, nada mais natural que o crime faça o mesmo. até porque nossa “sombra digital”, que deveria estar bem guardada e segura nos servidores dos sistemas de crédito, nas escolas e faculdades, em hospitais, nos serviços públicos… parece que não é tão “sombra” assim. Por tudo que se sabe, circula tranquilamente pelo submundo, a serviço do crime.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mobile Marketing ainda está subaproveitado no Brasil


Parte do trabalho do Comitê de Mobilidade do IAB Brasil, aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2009.

Segundo Abel Reis, diretor do comitê e presidente da Agência Click, no primeiro encontro promovido pela entidade a fim de acelerar o desenvolvimento do canal no País, "a idéia é educar o mercado de forma que os telefones celulares se tornem ponto de contato integrado a qualquer estratégia de comunicação dos anunciantes"

Ainda segundo ele, "os padrões e formatos já estão bem definidos pelo próprio IAB e pela Mobile Marketing Association. Agora também estamos disponibilizando um manual de boas práticas para que o mercado comece de fato a trabalhar com esse canal", disse Reis.

O diretor acrescentou ainda que existem duas modalidades para o consumo de mídia pelos dispositivos móveis. Um deles diz respeito à inserção das marcas nos endereços concentradores de audiência, como os sites para celular dos portais tradicionais da internet e os desenvolvidos pelas próprias operadoras de telefonia. O outro modelo é o que envolve a ativação direta com o consumidor através de experiências interativas como jogos, aplicativos, serviços e promoções via SMS.

"Os resultados - que também geram certa desconfiança no mercado - já são totalmente mensuráveis como acontece na internet. Não tem mais zona cinzenta no que diz respeito ao mobile", acrescentou.

Durante o evento, Paulo Castro, membro do conselho do IAB Brasil e diretor geral do Terra, lembrou que o marketing feito pelo celular registrou crescimento de cerca de 45% em 2008 no País.

Já segundo Roberto Lobel, diretor de negócios do Ibope, o potencial do canal como plataforma de publicidade pode ser até dez vezes maior do que o apresentado hoje. "Levando em conta que a base de celulares preparada para suportar publicidade é de mais de 50% dos aparelhos em uso no Brasil, o que temos hoje é muito pouco em termos de iniciativas", comentou.

FONTE: Meio e Mensagem

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Pedigree lança aplicativo para iPhone

Com base na idéia da campanha “Apaixonados por cães”, a Pedigree lançou o aplicativo para iPhone Shake & Bark.

No aplicativo, os apaixonados por cães podem ter o latido e a foto do seu mascote no seu iPhone.

Para isso, basta criar um “perfil” para ele, tirar uma foto e gravar o seu latido… A partir daí, basta balançar o seu iPhone para ouvir o latido do seu “melhor amigo”.

Se o usuário não quiser gravar o latido do seu cão, ou se não tiver um animal de estimação, existem 3 tipos de latidos pré-gravados que podem acabar com esse “problema”.

O aplicativo está disponível na App Store e seu download é gratuito.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ONGs classificam novo sistema do Google de "espião"

A nova ferramenta de localização por celular Latitude, lançada na quarta-feira pelo Google, está sendo criticada por organizações não-governamentais de proteção ao consumidor e ao direito a privacidade. O recém-lançado sistema possibilita que usuários de celulares e outros dispositivos móveis possam compartilhar sua localização com quem quiser, como família e amigos.

Segundo o Google, o Latitude possui controles que permitem que os usuários selecionem quem poderá ter acesso à localização do celular e que é possível desligar o serviço a qualquer momento.

Apesar disso, a ONG britânica Privacy International, que trabalha com o direito de proteção a privacidade, afirma que há falhas no sistema que poderiam ameaçar a privacidade do usuário.
PrivacidadeDe acordo com a ONG, a ameaça acontece quando um telefone celular é habilitado com a ferramenta sem o conhecimento do usuário. Dessa forma, a localização do aparelho poderia ser acessada pela pessoa que o habilitou sem o conhecimento do usuário.
A organização sugere que a única forma de reduzir esse risco seria o envio de mensagens de texto ao usuário confirmando que o Latitude estaria habilitado.

O Google explica que essa ferramenta está disponível em "alguns modelos de celulares". "Depois da instalação e início do funcionamento do Latitude em alguns modelos de celulares, o usuário poderá receber mensagens lembrando que o Latitude foi habilitado a compartilhar a localização com os amigos selecionados", afirma o Google na seção de perguntas e respostas sobre a nova ferramenta.

O Google explica ainda que "os avisos permitem que o usuário continue ou pare de compartilhar a localização com o Latitude e aparecerão no celular algumas vezes se o sistema tiver sido habilitado, mas não tenha sido usado recentemente".

Segundo a ONG, isso significa que "apenas alguns usuários com tipos específicos de aparelhos celulares receberão a notificação de que seus telefones estão habilitados.

"Como está agora, o Latitude pode ser um presente para perseguidores, empregadores que espreitam funcionários, parceiros ciumentos e amigos obsessivos. As ameaças à privacidade dos usuários e à segurança não têm limites, assim como a imaginação daqueles que podem abusar dessa tecnologia", afirma Simon Davies, diretor da Privacy International.

O diretor-executivo da ONG Consumer Wellness, que trabalha com os direitos do consumidor, Mike Adams, também questionou a proteção à privacidade dos usuários.

"Começou a era de perseguição eletrônica?", questionou o diretor. De acordo com a política de privacidade do Google, "apenas dados e informações autorizadas pelos usuários são compartilhadas com terceiros".

BBC Brasil

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mobile Marketing: Hotéis lançam sites no celular

Dois hotéis começam a marcar território no “ambiente móvel”. A rede Atlântica Hotels International e o Hotel Ritson lançaram mobile sites para criar um novo canal de relacionamento com hóspedes (e possíveis hóspedes).

Em ambos os sites é possível encontrar informações como telefones do hotel (com a opção do CLICK-TO-CALL), endereço de cada unidade e uma lista com os serviços e diferenciais oferecidos.

O mobile site Hotel Ritson foi criado com a ajuda de insights dos próprios hóspedes que mostraram interesse em ter acesso a informações via celular. No site é possível conhecer a história do hotel, preencher um formulário para fazer a sua reserva, além de poder ver fotos das acomodações.

Já o mobile site da Rede Atlântica Hotels International foi produzido especialmente para iPhones e Smartphones. Nele é possível encontrar o endereço de cada uma das 68 unidades espalhadas pelo País, além de maiores detalhes sobre os serviços oferecidos. Porém, só é possível acessar com aparelhos com navegação Web.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Google Latitude: saiba a localização dos seus amigos

Um novo recurso do serviço de mapas do Google para celulares promete localizar pessoas com a mesma facilidade com que se realiza buscas na internet. A ferramenta LATITUDE, que também pode ser adicionada à página pessoal do usuário no Google (iGOOGLE), permite acompanhar a localização aproximada de amigos e familiares que tenham optado por dividir essa informação com outra pessoa.

Além de ver a localização de outra pessoa no mapa, é possível entrar em contato com ela por SMS, mensagens instantâneas ou e-mail.

O Google diz ter se preocupado em usar diversos filtros de privacidade no aplicativo, e cada função pode ser selecionada ou desativada pelo usuário. É possível controlar quem vê sua localização e também qual localização pode ser vista. Se o usuário estiver em Porto Seguro, por exemplo, pode ajustar manualmente sua lozalização para qualquer outro lugar, como São Paulo.
O recurso Latitude já está disponível em 27 países, incluindo o Brasil, e em 42 idiomas, incluindo o português.

Para baixar a versão do GOOGLE MAPS com a nova ferramenta para o iGoogle, para ser usado no seu PC, basta clicar aqui ou então, basta fazer o download pelo navegador de seu próprio CELULAR para experimentar a versão mobile. O Google Latitude está disponível para Blackberry, S60 e Windows Mobile - e em breve, diz a companhia, também para o sistema Android. Uma versão para iPhone também está prevista.