quarta-feira, 25 de março de 2009

Kosmix: ameaça pro Google??



A Kosmix, uma nova e bem financiada empresa do Vale do Silício, é muitas vezes descrita em blogs e sites de notícia como uma ferramenta de busca que um dia pode rivalizar com o Google.

Por mais lisonjeira que essa noção possa parecer, ela irrita Venky Harinarayan e Anand Rajaraman, os fundadores da Kosmix. E não é porque outras novas empresas com assertivas similares ficaram irrisoriamente aquém das expectativas. É porque a Kosmix está tentando fazer algo bem diferente da tradicional busca na web.

"A busca faz o que faz muito bem", disse Harinarayan. "Não acho que possamos um dia competir com isso". A Kosmix, continuou, não trata de encontrar o melhor conjunto de documentos para uma específica palavra-chave ou frase. Em vez disso, seu objetivo é "dizer mais sobre alguma coisa", afirmou.

Após o internauta inserir uma palavra-chave ou tópico, a ferramenta da Kosmix reúne conteúdo de toda web para construir um tipo de enciclopédia multimídia na hora. Para muitas pesquisas, os resultados são bem satisfatórios e parecem que foram compilados por um editor humano, não um computador.

Se a Kosmix conseguir atrair um grande número de seguidores, a ferramenta pode ser o mais recente desafio, não para o Google, mas para uma longa lista de novas e antigas companhias de mídia lutando para manter suas audiências e ganhar a vida na internet.

A página inicial da Kosmix oferece uma mistura de notícia, entretenimento e outros conteúdos da web. Mas é na busca que a Kosmix se torna realmente interessante.

Digite "Kauai", por exemplo, e a Kosmix retornará uma página rica que inclui uma entrada do WikiTravel, um site de viagens comunitário; recomendações de restaurante do New York Times; fotografias e vídeos de serviços como Flickr e YouTube; clipes de áudio com músicas locais; resenhas de guias de viagem, serviços de hospedagem, entre outros; posts de blogs e mais. Ela também traz os principais resultados do Google e sugere uma lista de tópicos relacionados.

A quantidade de informação certamente pode ser avassaladora - uma página média pode ter 15 fontes de informação, cada uma com múltiplos itens. Mas se você está planejando uma viagem, pode ser um ótimo lugar para começar.

Ao vasculhar a internet, a companhia construiu uma enorme taxonomia, um conjunto de quase 5 milhões de categorias sobre tópicos cobrindo pessoas, locais, modelos automotivos, grupos musicais e tipos de queijo, entre outros.

A taxonomia inclui milhões de conexões mapeando a relação entre essas categorias. Isso permite à Kosmix reconhecer que Kauai não é apenas um lugar, mas também um popular destino de viagens, uma ilha tropical e um resort praiano. Com base nessas e em outras categorias, a ferramenta escolhe os tipos de fontes de conteúdo mais relevantes para uma pesquisa sobre Kauai e as organiza usando um algoritmo proprietário. Ela coleta esse conteúdo não apenas de websites, mas também de mais de mil serviços online especializados, sites de busca focados em um único assunto e bancos de dados conectados à internet.

Ficou curioso? confira clicando AQUI!!

FONTE: Terra tecnologia

sexta-feira, 20 de março de 2009

Gmail lança recurso para cancelar e-mail já enviado



O serviço de e-mail do Google, Gmail, ganhou mais um recurso dentro das opções de configuração de conta. A ferramenta "Undo Send" ("desfazer enviar") permite cancelar o envio de um e-mail mesmo depois de clicar em "enviar".

O link para o resgate aparece logo depois do envio de uma mensagem e fica disponível por apenas cinco segundos, tempo em que é possível abortar o processo.

O recurso pode ser útil em casos em que o usuário descobre, por exemplo, ter enviado um e-mail para o destinatário errado, ou então ter cometido algum erro grosseiro de escrita.

Com a função ativada, a mensagem não é enviada imediatamente após o usuário clicar no botão de envio: ela fica parada nos servidores por cinco segundos. Keith Colerman, gerente de produto da Google, explicou que os cinco segundos são suficientes, mas podem ser aumentados para 10, no futuro. Um tempo maior do que este poderia provocar frustração nos usuários pela demora no envio da mensagem.

Também para evitar arrependimentos, o Google já havia lançado o Gmail Goggles, recurso "antibêbados" que desafia o usuário com operações matemáticas antes de confirmar o envio do e-mail.

A função "Undo Send" está disponível apenas para usuários da versão em inglês do Gmail, e precisa ser ativada nas opções de configuração ("settings") do serviço, dentro do item "Labs".

FONTE: TERRA TECNOLOGIA

sexta-feira, 6 de março de 2009

Crescimento dos celulares ajuda países mais pobres, diz ONU


Dois terços das assinaturas de telefonia móvel do planeta existem nos países em desenvolvimento, com o maior índice de crescimento na África, onde um quarto da população agora dispõe de um celular, anunciou na sexta-feira uma agência das Nações Unidas.

Enquanto em 2000 apenas um de cada 50 africanos dispunha de um celular, agora 28 por cento deles têm assinaturas de telefonia móvel, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O mundo tem três vezes mais assinaturas de telefonia móvel que de telefonia fixa, e em alguns países da Ásia e da Europa as pessoas têm mais de um contrato, o que eleva o acesso à telefonia móvel acima dos 100 por cento.

Em seu relatório Measuring the Information Society, a UIT afirma que a Internet é muito menos acessível nas partes mais pobres do mundo, por exemplo na África, onde apenas cinco por cento da população a utilizam, hoje. "O acesso fixo à Internet em países desenvolvidos continua limitado, e, onde está disponível, é muitas vezes lento e/ou caro", afirma a organização no relatório, que avalia as tecnologias de informação e comunicação (ICT) em cada país para 2007, o ano mais recente para o qual havia informações disponíveis.

A Suécia lidera o índice, que mede o acesso relativo dos países a telefones, computadores e redes de computação, bem como seu índice de alfabetização, com a Coréia do Sul em segundo lugar. Os países nórdicos e as nações de alta renda da Europa, Ásia e América do Norte também apresentaram bons resultados.

Mas o dramático crescimento dos celulares nos países em desenvolvimento, entre os quais Paquistão (127 lugar), Arábia Saudita (55 lugar), China (73 lugar) e Vietnã (92 lugar) ajudou a reforçar a posição das economias emergentes, com relação ao último ano para o qual o índice foi compilado, 2002, afirmou a UIT.As empresas que investiram pesadamente nos mercados emergentes incluem a indiana Barthi Airtel, a norueguesa Telenor, a sul-africana MTN e a egípcia Orascom Telecom. O índice de desenvolvimento de ICT completo está disponível em http://www.itu.int/

FONTE: HSM/ REUTERS