quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Crime na internet: 1 U$ trilhão por ano

Um painel de especialistas reunido em Davos precificou o crime, na internet e em todas suas formas, em 2008: a conta, sendo paga por governos, iniciativa privada, terceiro setor e indivíduos, no munto inteiro, chegaria a um trilhão de dólares. Se dermos crédito a tal número, seria como ver mais que metade do PIB do brasil, para 2007 [US$1.845B, ppp, segundo the economist] sumindo pelos ralos do roubo na rede.

Porque se rouba tanto, na rede? relatório da idc, financiado pela emc e publicado em março de 2008, aponta que:
  1. O universo digital, em 2007, era 281 exabytes [1 exabyte ~ 10^18 bytes]; o universo digital é tudo que está por aí, em formato digital, de suas fotos no celular às transações de cartão de crédito, vídeos, cds…;

  2. O tamanho do universo digital em 2011 [~1.800 exabytes] será cerca de 10 vezes maior que em 2006;

  3. Em 2007, pela primeira vez, a quantidade de informação criada, gerada ou replicada excedeu a infraestrutura de armazenamento disponível;

  4. Em 2011, quase a metade de toda a informação digital será de curta duração, se extinguindo sem deixar rastro logo depois de ser gerada ou usada.

Se a economia e as pessoas se mudam pra rede, nada mais natural que o crime faça o mesmo. até porque nossa “sombra digital”, que deveria estar bem guardada e segura nos servidores dos sistemas de crédito, nas escolas e faculdades, em hospitais, nos serviços públicos… parece que não é tão “sombra” assim. Por tudo que se sabe, circula tranquilamente pelo submundo, a serviço do crime.

Nenhum comentário: