sexta-feira, 20 de março de 2009

Gmail lança recurso para cancelar e-mail já enviado



O serviço de e-mail do Google, Gmail, ganhou mais um recurso dentro das opções de configuração de conta. A ferramenta "Undo Send" ("desfazer enviar") permite cancelar o envio de um e-mail mesmo depois de clicar em "enviar".

O link para o resgate aparece logo depois do envio de uma mensagem e fica disponível por apenas cinco segundos, tempo em que é possível abortar o processo.

O recurso pode ser útil em casos em que o usuário descobre, por exemplo, ter enviado um e-mail para o destinatário errado, ou então ter cometido algum erro grosseiro de escrita.

Com a função ativada, a mensagem não é enviada imediatamente após o usuário clicar no botão de envio: ela fica parada nos servidores por cinco segundos. Keith Colerman, gerente de produto da Google, explicou que os cinco segundos são suficientes, mas podem ser aumentados para 10, no futuro. Um tempo maior do que este poderia provocar frustração nos usuários pela demora no envio da mensagem.

Também para evitar arrependimentos, o Google já havia lançado o Gmail Goggles, recurso "antibêbados" que desafia o usuário com operações matemáticas antes de confirmar o envio do e-mail.

A função "Undo Send" está disponível apenas para usuários da versão em inglês do Gmail, e precisa ser ativada nas opções de configuração ("settings") do serviço, dentro do item "Labs".

FONTE: TERRA TECNOLOGIA

Nenhum comentário: