quarta-feira, 25 de março de 2009

Kosmix: ameaça pro Google??



A Kosmix, uma nova e bem financiada empresa do Vale do Silício, é muitas vezes descrita em blogs e sites de notícia como uma ferramenta de busca que um dia pode rivalizar com o Google.

Por mais lisonjeira que essa noção possa parecer, ela irrita Venky Harinarayan e Anand Rajaraman, os fundadores da Kosmix. E não é porque outras novas empresas com assertivas similares ficaram irrisoriamente aquém das expectativas. É porque a Kosmix está tentando fazer algo bem diferente da tradicional busca na web.

"A busca faz o que faz muito bem", disse Harinarayan. "Não acho que possamos um dia competir com isso". A Kosmix, continuou, não trata de encontrar o melhor conjunto de documentos para uma específica palavra-chave ou frase. Em vez disso, seu objetivo é "dizer mais sobre alguma coisa", afirmou.

Após o internauta inserir uma palavra-chave ou tópico, a ferramenta da Kosmix reúne conteúdo de toda web para construir um tipo de enciclopédia multimídia na hora. Para muitas pesquisas, os resultados são bem satisfatórios e parecem que foram compilados por um editor humano, não um computador.

Se a Kosmix conseguir atrair um grande número de seguidores, a ferramenta pode ser o mais recente desafio, não para o Google, mas para uma longa lista de novas e antigas companhias de mídia lutando para manter suas audiências e ganhar a vida na internet.

A página inicial da Kosmix oferece uma mistura de notícia, entretenimento e outros conteúdos da web. Mas é na busca que a Kosmix se torna realmente interessante.

Digite "Kauai", por exemplo, e a Kosmix retornará uma página rica que inclui uma entrada do WikiTravel, um site de viagens comunitário; recomendações de restaurante do New York Times; fotografias e vídeos de serviços como Flickr e YouTube; clipes de áudio com músicas locais; resenhas de guias de viagem, serviços de hospedagem, entre outros; posts de blogs e mais. Ela também traz os principais resultados do Google e sugere uma lista de tópicos relacionados.

A quantidade de informação certamente pode ser avassaladora - uma página média pode ter 15 fontes de informação, cada uma com múltiplos itens. Mas se você está planejando uma viagem, pode ser um ótimo lugar para começar.

Ao vasculhar a internet, a companhia construiu uma enorme taxonomia, um conjunto de quase 5 milhões de categorias sobre tópicos cobrindo pessoas, locais, modelos automotivos, grupos musicais e tipos de queijo, entre outros.

A taxonomia inclui milhões de conexões mapeando a relação entre essas categorias. Isso permite à Kosmix reconhecer que Kauai não é apenas um lugar, mas também um popular destino de viagens, uma ilha tropical e um resort praiano. Com base nessas e em outras categorias, a ferramenta escolhe os tipos de fontes de conteúdo mais relevantes para uma pesquisa sobre Kauai e as organiza usando um algoritmo proprietário. Ela coleta esse conteúdo não apenas de websites, mas também de mais de mil serviços online especializados, sites de busca focados em um único assunto e bancos de dados conectados à internet.

Ficou curioso? confira clicando AQUI!!

FONTE: Terra tecnologia

Um comentário:

Euclides Almeida disse...

sempre por dentro das novidades, hein Pedrão?