quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Internet supera televisão na Espanha
O estudo afirma que na Europa 60% da população se conectam à internet por uma média de 12 horas por semana e que na Espanha o tempo de acesso aumentou em 16% desde 2007.
Segundo a pesquisa, o internauta espanhol fica conectado por uma média semanal de 12,1 horas, enquanto o tempo em que passa diante da televisão é de 11,7 horas.
O tempo em que a população espanhola fica na frente de um computador aumento em 20% desde 2004 e a quantidade de internautas que se conecta diariamente à Web, cerca de 56%, cresceu cinco% desde o ano passado.
A atividade que os espanhóis mais fazem na internet é envio de emails, seguida por buscas e redes sociais. Enquanto isso, na Europa, as buscas ocupam o primeiro lugar, seguidas por email e sites de conteúdo gerado pelos próprios internautas.
O levantamento, porém, afirma que existe um consumo simultâneo de mídias, já que cerca de 23% dos internautas vê televisão enquanto está navegando pela Web e cerca de 21% faz isso enquanto ouve rádio.
Em relação aos dispositivos, cerca de 32% dos espanhóis utiliza o celular para se comunicar via mensagens curtas (SMS), email ou redes sociais, sem necessariamente recorrer a uma conversa.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
NESTLÉ NOVAMENTE APOSTA EM PIN CODES (SMS)
A Nestlé aproveitou a mecânica utilizada na promoção “Nestlé Torce Por Você” para realizar outra promoção envolvendo envio de pin code via SMS. Se antes o garoto-propaganda era o Pelé, agora é a Xuxa...
É a promoção: “Luzes, câmera, ação“, que começou dia 10.12.08 e vai até 02.09. A premiação consiste em uma participação especial no próximo filme da Xuxa com um cachê de R$ 20 mil e mais quatro dias em um navio com acompanhante. Além disso, serão sorteadas 500 máquinas fotográficas digitais e 18 mil DVDs “Xuxa Festa”.
Mecânica da promoção: a cada R$ 7,00 em compras de produtos Nestlé nas redes participantes da campanha o consumidor recebe um código para participar da promoção. Esse código deve ser enviado via SMS para o LA 70000.
Além dos filmes de 15′ e 30′ na TV, a promoção será divulgada através de material de ponto-de-venda e internet.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Telefone fixo com acesso à Internet

A Telefônica vai disponibilizar para todo o mercado brasileiro, até o fim do primeiro trimestre de 2009, um aparelho de telefone residencial com tela sensível ao toque e conexão à Internet por meio de banda larga.
Batizado de "Orby", ele permitirá, por meio de teclas, acesso a serviços de notícias, guia de restaurantes, cinema, previsão do tempo, envio de SMS, entre outros, além de funcionar como telefone fixo com chamadas locais gratuitas. De acordo com a empresa, o Brasil será o primeiro país do mundo a contar com a novidade.
Conteúdos do Terra, Estadão, Veja São Paulo, Flickr e YouTube, entre outros, estarão disponíveis. O aparelho também poderá ser usado para fazer chamadas VoIP e ouvir rádio, além de outras atividades. Em uma primeira fase, de testes, 100 unidades estão disponíveis aos interessados por R$ 1,6 mil. Por enquanto, eles serão vendidos apenas na cidade de São Paulo.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Mobile, Web e cia ltda
O físico superstar Michio Kaku, em uma série de programas para a BBC entitulada "Visões do Futuro", diz que estamos superando a era das descobertas científicas. Estamos no limiar de uma era de domínio científico sobre a natureza. De fato, nosso entendimento sobre o universo, a estrutura da matéria, das moléculas da vida, e tantos outros avanços nos permitem acreditar que estamos mesmo entrando numa era diferente da que vivemos no século 20. Estamos numa nova era. As comunicações mobile parecem oferecer o mesmo panorama: uma nova era se descortina, uma que foi acalentada por gerações de sonhadores e escritores de ficção científica, a era da mobilidade.
O celular é o ícone do limiar desta nova era. E ele passou por profundas transformações no decorrer de seus parcos 20 anos de vida. É fácil ver como mudou assistindo ao primeiro filme "Máquina Mortífera" onde Danny Glover nos mostra um dos primeiros telefones móveis concebidos. Daí fazemos uma visita a qualquer loja de operadora para constatarmos a transformação física. O conceito de celular também sofreu transformações profundas. Foi inicialmente concebido como um telefone. Hoje, quem considera o celular apenas um telefone é claramente uma pessoa desinformada. Um celular hoje não rivaliza nem mesmo um computador. Quem considera um celular apenas como um computador esquece-se dos aspectos afetivos-emocionais que ele absorveu. O celular é mais que um dispositivo. Integrou-se em nossa vida. É o órgão que nos faltava para nos comunicarmos entre nós. Dificil conceber a vida sem ele, ou antes dele.
E a Web? A Web continua a se expandir, mas hoje não é mais a soberana das redes. A rede móvel a supera em número de terminais, no Brasil, quase que de 6 para 1. Muito mais em outros países. Um olhar mais atento vai revelar que a Web está se tornando acessória, um canal importante no mundo móvel, mas aos poucos, está se tornando um canal a mais. Ela será parte importante do que virá, mas parte.
É este porvir que vamos moldar a partir de agora.
2009 será o ano dos Serviços de Valor Agregado (SVA) na América Latina
Já o próximo ano, marcará uma nova fase, em que as operadoras 3G terão que começar a se diferenciar através de serviços de valor adicionado (SVA) e conteúdo móvel para ganhar mercado. 2009 vai ser um ano de muita competição por meio de SVAs, não por planos de minutos, como vem acontecendo até agora.
Em 2010, é provável que aconteça uma terceira fase de desenvolvimento do 3G na América Latina. Essa nova fase será caracterizada pela massificação da tecnologia, a partir da redução dos preços dos planos de dados e dos próprios aparelhos.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
NOKIA E COCA-COLA LANÇAM CELULAR

Depois de dois lançamentos em parceria com a Unilever (Seda Teens e Seda), a Nokia produz agora um aparelho em parceria com a Coca-Cola, o Nokia 5310 XpressMusic Estúdio Coca-Cola Zero. O aparelho, que chegou ao mercado em novembro, traz embarcado temas e músicas das fusões entre as duplas DJ Marlboro e Natiruts e Chitãozinho & Xororó e Fresno, gravadas durante o projeto.
Além disso, ainda contém dois skins, relacionados ao projeto Estúdio Coca-Cola Zero, que podem ser usados e retirados quando necessário. Assim como no celular de Seda, esse skin vem com uma cola especial para a superfície do celular que não deixa marcas quando retirado e pode ser reutilizado mais de uma vez.
Paralelamente ao lançamento do aparelho, quem entrar no site da Coca-Cola Zero poderá gravar e baixar ringtones para seus aparelhos.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
O ANDROID - sistema operacional do Google - já está entre nós...
A T-Mobile, operadora americana, lançou o HTC G1, primeiro aparelho comercial com o sistema operacional do Google, o Android.
O aparelho tem um grande conjunto de funcionalidades, como GPS, Wi-Fi, câmera 3.1 Mpxl, touch-screen e teclado QWERTY, entre outros. Porém, o que chama mais a nossa atenção é a grande integração com os serviços do Google (acesso em um toque ao GMail, GoogleMaps, Youtube, GoogleCalendar, GoogleSearch, Googletalk e o recente Streetview), além da possibilidade aberta aos desenvolvedores pela nova plataforma, que promete ser muito mais amigável e poderosa do que as outras disponíveis no mercado.
Está curioso? Quer saber mais? Então veja o vídeo clicando aqui!
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
OBAMA no celular

Enquanto no Brasil o TSE limita de diversas formas o uso dos meios digitais nas campanhas políticas municipais neste ano, nos EUA o candidato Barack Obama vem inovando constantemente no uso destas mídias, especialmente através do mobile marketing.
Durante toda campanha, os eleitores estão sendo estimulados nos comícios e pelas mídias tradicionais para interação através do short code 62262 (que formam as letras OBAMA), enviando mensagens com a palavra HOPE para se inscrever para o recebimento de notícias e updates da campanha.
O candidato também possui um mobile site muito bem desenvolvido (apesar de um pouco ‘pesado’), onde diversos conteúdos estão disponíveis para os eleitores, como a agenda, material para download (ringtones, vídeos, wallpapers), indicações para amigos, entre outros (screenshot do mobile site abaixo).
Além disso, há duas semanas, após a escolha do candidato a vice-presidente da chapa, os eleitores inscritos (que fizeram o opt-in) receberam em primeira mão o nome do senador Joe Biden como o escolhido. A Nielsen estima que 2,9 milhões de pessoas receberam a mensagem, o que representaria o maior evento isolado de mobile marketing dos EUA.
Segundo Nic Covey, Director of Insights da Nielsen Mobile, “O valor da mensagem vai muito além das 26 palavras e 2,9 milhões de destinatários. Com a ação, Obama se posicionou como uma pessoa de ponta, inflando ainda mais a já enorme atenção dada pela imprensa para a escolha do seu VP, e estabelecendo uma relação via a mais desejada forma de contato com os seus apoiadores: o telefone celular”.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Brasil bate EUA em acesso móvel à Web
Enquanto no Brasil a participação é de 9% do total de 8,1 milhões de usuários de banda larga, o mesmo índice nos EUA é de apenas 6%.Para Alex Zago, analista sênior de telecom da consultoria, isso é explicado pelo fato dos EUA, assim como outros países desenvolvidos, terem uma penetração muito maior e mais estabelecida de banda larga fixa. “Aqui no Brasil, a conexão móvel cobre a lacuna deixada pela banda larga fixa, como nos casos de localidades distantes em que a população tem que se valer da rede móvel por não ter outra opção".
Apesar disso, o estudo aponta que, nos grandes centros urbanos, a adoção da banda larga móvel ocorre tanto substituindo como complementando a fixa. "Em muitos casos, a Internet móvel é o único concorrente e, portanto, a única alternativa de oferta das concessionárias de telefonia".
Fonte: ADNEWS