domingo, 11 de janeiro de 2009

Discussões sobre o Mobile Marketing 2009

Bom... nesse começo de ano, o que não falta é previsão em blogs e em diversas publicações. Como sempre, existe muita especulação em cima do MOBILE MARKETING e, no meio dessa crise toda, essa discussão só tem se intensificado. As empresas vão colocar todas as suas verbas nas mídias tradicionais ou procurar mesclar com um canal que consiga atingir um maior nível de mensuração de resultados?

O site AdNews, a partir de uma matéria da Gazeta Mercantil, apresenta um cenário favorável em que “2009 vai ser o ano do marketing pelo celular”:

"No ano de 2009 será a vez do marketing via celular, que pode usar desde os portais wap até a tecnologia bluetooth. Assim, diferentemente do restante do mercado publicitário, as agências do chamado “mobile marketing” esperam um crescimento vigoroso no ano que se inicia.

Estimativas extra-oficiais da Mobile Marketing Association (MMA) são de que o mercado movimentou R$ 150 milhões no ano passado e, para este, há quem aposte em aumento de 50%.No mundo, esse mercado já chega a US$ 4,5 bilhões, com possibilidade de US$ 10 bilhões a US$ 24 bilhões em 2012. “Independente do ponto de partida e dos relatórios de consultorias, todos apontam para crescimento consistente acima de 50% até 2010 e, a partir daí, de 30%”, diz Terence Reis, diretor da MMA Brasil.

Ele lembra que existe um risco, em 2009, para todas as mídias, com redução da verba publicitária. E que há quem acredite que as marcas vão concentrar mais verbas em mídias tradicionais, enquanto outros apostam no digital, que é mais fácil de ser mensurável. “O marketing pelo celular estaria, nesse cenário, favorecido pela altíssima penetração de telefones celulares em todas as populações e segmentos”.


Clique para ler a matéria na íntegra.


Por outro lado, uma matéria na seção de tecnologia do Terra, a partir de uma análise do instituto ABI Research, aponta que o mobile advertising não vai acontecer em 2009 (inclusive classifica essa previsão como óbvia):

"Algumas coisas são meio óbvias, como o mobile marketing ou a substituição da TV tradicional pelo IPTV. No caso da publicidade via celular as agências ainda não abraçaram a nova mídia. Elas reclamam da falta de métricas consistentes para a medição dos resultados. Além disso, em época de crise financeira, a área de advertising sempre acaba sofrendo um pouquinho mais com o corte geral de investimentos.

No entanto, a Internet via celular deve ser cada vez mais adotada pelos usuários, e sua chegada às massas finalmente trará números com os quais os anunciantes poderão lidar.

Outras não-apostas da ABI para 2009:

- As operadoras não desenvolverão sistemas de pagamento via celular. Esse tipo de investimento continuará na mão dos bancos e cartões de crédito;
- Não haverá nenhum grande lançamento em celulares NFC (Near Field Communication). Porém, veremos testes e alguns lançamentos isolados ao redor do mundo, ou mesmo o uso da nova tecnologia em outros gadgets;
- A recessão mundial não vai deter os investimentos em RFID;
- A indústria de serviços baseados em localização não terá uma trégua. Com crise ou sem crise, um monte de empresas inovadoras continuará criando serviços e soluções como sistemas de navegação para pedestres, tráfego preditivo, mapeamento, pesquisa nos arredores, geo-tagging, redes sociais para vizinhanças e mesmo nos chipsets para GPS;
- O mercado de celulares não crescerá e deve mesmo diminuir entre 3% e 5%. Só se for lá fora; aqui no Brasil ainda há espaço e as operadoras não estão medindo esforços para dominar todas as cidadezinhas desse Brasilzão;
- Não haverá uma explosão no uso do WiMax na região da Ásia-Pacífico. Não por causa da infra-estrutura, que já está bastante completa, mas porque os gadgets para acessar essa rede ainda são muito caros - está aí a crise, mais uma vez, para atrapalhar. Por aqui, a Brasil Telecom prometeu iniciar sua operação comercial no início de 2009. De novo, onde estão os equipamentos? Vai demorar para o WiMax tornar-se uma realidade para o usuário final."


Clique para ler a matéria na íntegra.


E para você? Qual o futuro do mobile marketing? 2009 vai ser melhor que o ano passado mesmo com crise e tudo mais?

Um comentário:

Anônimo disse...

O que é RFID, GPS, WiMax e geo-tagging? Estou fazendo um trabalho sobre celular e alguns textos que vi aqui me ajudaram muito.

Obrigada.