terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tim Berners-Lee no Brasil

Uma das atrações mais esperadas da Campus Party Brasil 2009, o britânico Tim Berners-Lee, criador da world wide web, falou na manhã desta terça-feira à imprensa, antecipando alguns dos temas que irá abordar em sua palestra.

Considerado pelo jornal britânico Telegraph um dos 100 gênios vivos no mundo, Berners-Lee está à frente das discussões sobre a Web Semântica ou Web 3.0, extensão da internet atual que poderá permitir que computadores e humanos trabalhem em cooperação.

O criador da web vê o futuro da rede como um avanço principalmente em relação ao compartilhamento de conteúdo. Para ele, a Web 2.0 que vivemos agora pode ser frustrante para o usuário. "Ele coloca conteúdo em um site e não pode usá-lo em outros", exempificou. A web do futuro, para Berners-Lee, vai ser composta por sistemas abertos que permitam o compartilhamento desse conteúdo em uma rede friend-of-a-friend ("amigo do amigo"), em que o usuário controla quem tem acesso a quais informações que ele coloca online.

Outro aspecto apontado por Berners-Lee para o futuro da internet é a variedade de dispositivos e aparelhos usados para se conectar à rede. Para ele, os celulares serão cada vez mais importantes, mas não serão o principal meio de acesso, já que o usuário terá meios cada vez mais sofisticados de acesso em casa, por exemplo, com telas grandes e de alta definição.

No entanto, Berners-Lee disse que ninguém pode prever com exatidão o futuro da internet. "A web é uma tela em branco", afirmou. "As pessoas estão sempre inventando coisas novas e maravilhosas, que não poderíamos imaginar", finalizou ele.

Nenhum comentário: